top of page
Foto do escritorJulietta

A criatividade e autenticidade de Mylena Monteiro



Mylena Monteiro (23) é recém formada em publicidade e propaganda e desempenha diversas habilidades. Embora seja sua formação, a área da comunicação não foi sua primeira opção de carreira. Na verdade, quando ela terminou o ensino médio, não fazia ideia de qual caminho seguir. No entanto, a criatividade sempre foi uma das palavras que caracterizava a sua persona e, para ela, o designer gráfico seguia para essa direção. Depois de não passar no vestibular e na época também não terem muitas faculdades de design em Niterói, Mylena começou a pesquisar na grade de outros cursos e escolheu a publicidade por achar as duas formações parecidas.

A jovem revelou que ao entrar na universidade as suas expectativas não eram altas, porque o seu maior desejo sempre foi trabalhar com criatividade e na sua cabeça a publicidade era uma área bem limitada. Contudo, descobriu que o mercado de trabalho é mais amplo do que imaginava e se encontrou. “Eu fui descobrindo que gostava de publicidade enquanto eu estava aprendendo sobre. Não tinha essa identificação antes”, contou. 

Hoje em dia, Mylena trabalha majoritariamente como designer gráfico, mesmo que não tenha cursado a faculdade. Muitos dos conhecimentos que desenvolveu foi como autodidata e aprendia com outras pessoas sempre que podia. Além da área de designer, ela também trabalha como fotógrafa, filmmaker e ainda tem seu próprio negócio, o “Bordarte”, em que ela bordava em diversas superfícies. Desde antes de atuar no mercado publicitário, Mylena sempre soube aproveitar cada projeto em que estava inserida.

O "Bordarte" foi de um grande aprendizado, por exemplo, já que por meio dele, em uma jornada um pouco solitária, ela aprendeu sobre controle de estoque, atendimento ao cliente e gerenciamento de redes sociais (mais especificamente no Instagram). Portanto, já estava inserida do meio publicitário indiretamente por meio do empreendedorismo. Além disso, o acúmulo de experiências do "Bordarte" ajudou a jovem mais a frente quando começou a trabalhar com publicidade. 



Apesar de pouca idade, Mylena sabe exatamente onde quer chegar, os seus projetos futuros incluem a produção de documentários, pois o audiovisual é uma das suas paixões. Ela já co-dirigiu um curta-metragem e possui um documentário em desenvolvimento. Ainda frisou sobre a dificuldade de conseguir investimento para se fazer audiovisual no Brasil, o que se fecha mais ainda quando se trata de produções feitas por mulheres.


Perguntinhas Julietta


Com qual personalidade você gostaria de trabalhar?

“Eu gostaria muito de trabalhar com a Billie Eilish, porque a impressão que ela me passa é de não ter medo de tirar as ideias da cabeça dela e trazer pro mundo. Não interessa se você vai colocar uma aranha dentro da boca dela, se for pelo bem do clipe, beleza, vamos fazer.  Então, eu tenho essa impressão de que ela é uma artista muito aberta a ideias não convencionais e já deve ter dado pra perceber que eu flerto meio com o lúdico. Com essa coisa de vamos tirar do papel.”


Com qual personagem fictício você trabalharia?

“ Eu vou ser muito julgada aqui. A Nestha de Acotar (Corte de espinhos e rosas). Eu adoraria trabalhar com ela um dia, porque ela é rebelde. Tipo assim, eu gosto de gente complicada, deu pra perceber, né? Ela tem força muito grande dentro dela, só que ela não sabia canalizar isso pra coisa certa, então descontava em si mesma. Então, eu tenho muito essa personagem como uma personagem de carinho, não me vejo muito nela. Nem é muito isso. Mas essa trajetória da personagem que passou por muitas dificuldades e agora tá se encontrando depois.

Direcionando melhor as energias e ela é uma pessoa criativa. Eu gostaria de trabalhar com ela em alguma coisa para empoderar mulheres, porque ela também tem essa vibe no livro. Ela aprende a lutar e tem toda uma questão de trazer outras mulheres para lutar porque isso não era comum. Fazendo um brainstorm, se eu fosse pensar em algum projeto pra trabalhar com essa personagem seria fazer um campanha pra incentivar outras mulheres a começarem a lutar.”




Para conhecer melhor a Mylena e ficar atento aos seus projetos futuros, sigam suas contas no instagram: @umbeijodegloss, @cabenalente e @_bordart.



Escrito por: Ana Vitória Pantoja


27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page