O termo clean beauty faz referência a cosméticos sustentáveis do ponto de vista social e ambiental. Com um mercado cada vez mais consciente, as marcas de beleza passaram a desenvolver ações que possuem um compromisso ético de sustentabilidade. Depois do crescimento de produtos veganos, naturais e orgânicos, as empresas estão investindo em embalagens recicladas e descarte correto. E, os consumidores, por sua vez, estão atentos em marcas comprometidas com o meio ambiente. Assim, com a mudança de comportamento dos compradores, as empresas de cosméticos reconhecem o valor que há em investir no futuro do planeta e criam iniciativas para preservar a terra. Para te ajudar, nesta Green Tuesday, a Julietta separou algumas marcas que aderiram à “onda verde” e têm atitudes em favor da natureza.
Uma das pioneiras em desenvolver projetos de preservação ambiental, a L’Oreal expôs mudanças para atingir um futuro mais limpo. Até 2030, a empresa espera utilizar cerca de 95% de seus ingredientes de fontes renováveis ou de processos circulares. Além disso, a marca procura desenvolver fórmulas que sejam 100% seguras para os mares e oceanos.
A Natura é outra marca que desenvolve projetos dentro do setor sustentável. A empresa produz frascos recicláveis, tem formulação natural, compromisso com o clima e não testa seus produtos em animais. De acordo com a marca, mesmo com a dificuldade de utilizar frascos de vidros reciclados, por causa da logística específica, nenhum custo é repassado aos consumidores. Os perfumes “Loucuras de Humor” e “Kaiak Pulso” se encaixam nessa categoria.
Lançada em 2017, a marca catarinense Simple Organic não usa embalagens secundárias (caixa), utiliza papel reciclado e saquinhos sustentáveis que podem ser usados como nécessaire. A marca focada em maquiagem e em produtos de skin care, foi a primeira em seu segmento a conquistar o selo “Eu Reciclo”. O título assegura que a empresa compensa no pós-consumo a quantidade de lixo produzida.
O Boticário é mais uma empresa que aderiu à “onda verde”. A linha “Nativa SPA” é a primeira da marca a usar frascos com PET reciclado pós-consumo e as embalagens da loção hidratante são feitas com 10% de plástico reciclado. Na linha “Cuide-se Bem”, os frascos e bisnagas são produzidos com plástico vegetal, derivado da cana de açúcar, evitando 3 toneladas por ano de gases de efeito estufa na fabricação de embalagens.
Embalagens recicladas (foto: Reprodução/Cosmetic Innovation)
E influenceres e empresárias em alta, como a maravilhosa Boca Rosa, está arrasando não só na make, mas também na conscientização sobre a importância da maquiagem sustentável. Ela não só mostra o brilho dos produtos, mas também lembram da urgência de cuidar do nosso planeta, tudo isso através das suas redes sociais e produtinhos que a gente ama!
E não é só isso, as gigantes da beleza, como MAC Cosmetics e Maybelline, estão entrando de cabeça nessa onda eco-friendly. Com linhas que usam ingredientes naturais e embalagens recicláveis, elas estão comprometidas em diminuir o impacto no nosso mundinho.
Essa mudança não é só sobre salvar o planeta, é também sobre cuidar da nossa pele. Com produtos livres de químicos nocivos, a maquiagem sustentável prioriza a saúde de todas nós, oferecendo uma opção consciente e linda para as amantes da beleza.
É incrível ver nossos influenciadores e marcas favoritas liderando essa revolução! Com suas práticas sustentáveis, estão mostrando que é possível brilhar sem prejudicar o meio ambiente. E que essa tendência eco-friendly inspire outras áreas a seguirem o mesmo caminho, para um futuro mais verde e cheio de brilho!
Linha vegana ¨Quartzo Shine by Boca Rosa¨ da Cadiveu Essentials em parceria com a influencer e empresária Bianca Andrade (foto: reprodução/VeganBusiness)
Escrito por: Anna Miranda e Maria Eduarda Ribeiro
Comentarios