O iPop.com de hoje te convida para conhecer 3 artistas independentes que merecem o reconhecimento dos seus trabalhos. Mas, antes disso, vamos entender o que o termo “artista independente” quer dizer. Ele é usado para denominar profissionais que contam apenas com seus próprios recursos. São artistas musicais, neste caso, que não possuem vínculo com nenhuma gravadora ou selo. Muitas pessoas pensam que o artista independente é livre para fazer o que quiser e ganhar o que puder, porém a independência pode se tornar segurança e também incerteza.
A internet é uma ferramenta que tem mudado o cenário desses artistas. As redes sociais possibilitam a divulgação de músicas, shows e interação com o público. Além disso, as plataformas de streaming alavancaram o mercado de produção alternativo. Uma pesquisa realizada pelo Spotify Brasil, no ano passado, revelou que 33%.dos artistas que geraram mais de R$50 mil e R$100 mil no Brasil realizam seu trabalho de forma independente.
Os dados evidenciam como a era digital prosperou a música independente, sendo a internet a maior rede de difusão desses artistas. Apesar de caminhar a passos largos, ainda há desafios. Por isso, a Julietta separou uma lista com algumas artistas para você admirar e se inspirar.
1- Olivia Dean
Britânica com seus 24 anos, Olivia é um nome que devemos guardar! Uma verdadeira artista em ascensão, foi nomeada pela BBC como artista do ano. Por meio de suas melodias românticas e letras extremamentes sentimentais, Olivia é uma representante fiel da nova geração de cantoras: apesar de compor e cantar sobre o amor, nada é maior em nossas vidas do que nosso self love, consolidada por exemplo na canção “Be my own boyfriend”. Em uma mistura de popsoul e um jazz encantador, sua doce voz definitivamente merece estar em sua
(Vídeo: Reprodução/YouTube)
2- Jenevieve
Dona de um cabelo cacheado poderoso e uma voz suave, Jenevieve Jonhson ainda é um tesouro a ser descoberto. Seu único albúm “Division”, lançado em 2021, conta com músicas puxadas para o R&B e o soul que já deveriam ter viralizado! Com clipes bem produzidos e uma sonoridade única, seu pequeno repertório merece seu tempo.
(Vídeo: Reprodução/YouTube)
3- La Cassandra
De uma beleza exuberante e um domínio de corporalidade, La Cassandra é uma aposta para a indústria da música latina. Se existisse uma filha de Shakira junto à Selena Quintanilla, seria a artista! Brincadeiras a parte, a cantora de raízes dominicanas deixa claro que possui multi talentos que se interligam em sua carreira, sendo consolidados por sua música. As melodias variam entre uma cumbia raíz, como em “Meregon”, e muito drama e passionalidade, como em “La ingenua”. Ambas lançadas em 2023, pertencentes ao album “Lágrimas”, a última recomendação está nessa deusa que é a Cassandra! Para toda e qualquer ouvinte de uma bela e rica latinidade, será crime deixa-lá de fora do seu acervo musical.
(Vídeo: Reprodução/YouTube)
Ao todo, as plataformas digitais se tornaram o maior meio de divulgação desses novos talentos. Os artistas usam os streamings para quebrar barreiras das gravadoras e, assim, crescerem no cenário da música independente.
Escrito por: Maria Eduarda Ribeiro e Stéphanie Mendes
Comments