Apresentadora, jornalista, atriz, empresária, produtora e escritora, estamos falando de ninguém mais, ninguém menos que Oprah Winfrey! Na matéria de hoje, vamos abordar a história de uma das mulheres mais influentes do mundo, como ela superou as dificuldades, construiu seu império e se tornou o fenômeno que é hoje.
Oprah Gail Winfrey, mais conhecida como Oprah Winfrey, é uma figura icônica no mundo do entretenimento. A estadunidense nascida no estado de Mississippi ficou mais conhecida pelo seu trabalho como apresentadora de TV, mas se destaca também como atriz e empreendedora. Oprah é dona de um canal de TV, um site, e duas revistas, todos com seu nome. Com uma comunicação e eloquência impecáveis, a apresentadora realiza palestras e discursos que evidenciam questões sociais importantes. Ela usa sua plataforma para influenciar e fazer a diferença na vida das pessoas. Assim, a influência de Oprah não se limita ao mundo do entretenimento, ela possui uma força poderosa em temas sociais e filantrópicos. O que a tornaram uma figura respeitada e de grande relevância mundial.
(foto: reprodução/Pinterest)
Com uma infância marcada pela pobreza extrema da zona rural de Mississippi, Oprah passou por dificuldades. Foi criada, inicialmente, pela avó materna. Seus pais tinham problemas de relacionamento. Teve uma infância tumultuada, passou por abusos físicos e psicológicos por parte de membros da família. Desde criança, a apresentadora se destacava pela habilidade de falar em público, e se tornou oradora da igreja que frequentava. Seu talento natural para a comunicação foi peça fundamental para o sucesso de sua carreira como comunicadora.
Mais tarde, na juventude, Oprah ganhou um concurso de beleza, que lhe rendeu uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee. Se formou em Comunicação Televisiva e começou sua carreira como âncora de notícias em Nashville. Dez anos depois ela se mudou para Chicago e reformulou um jornal matinal da cidade. O sucesso foi enorme, e a emissora decidiu mudar o nome para “The Oprah Winfrey Show”, começava aí o programa que marcaria a geração. Sua personalidade honesta e seu jeito assertivo de se comunicar com o público atraiu vários telespectadores e o programa passou a ser transmitido por todo o EUA. De 1986 a 2011, foram mais de 4 mil episódios em 25 temporadas ao vivo. Um triunfo em toda a história televisiva do país. “The Oprah Winfrey Show” foi marcado por entrevistas profundas e emocionantes. O que encantava o público era que o seu programa ajudava as pessoas a lidar com questões pessoais, buscar uma vida melhor e promover a filantropia.
Oprah entrevistou o ídolo pop Michael Jackson, em 1993, no palco do “The Oprah Winfrey Show”. Foi um dos momentos mais marcantes do programa com a segunda maior audiência da história da TV mundial. A entrevista foi um marco na carreira da estadunidense, que conduziu a conversa com sensibilidade e respeito, mostrando um lado de Michael Jackson que o público não via.
Entrevista de Oprah com Michael Jackson no “The Oprah Winfrey Show”. (foto: reprodução/Vogue)
Com o programa, Oprah fez um jornalismo que dá voz àqueles que são ignorados e traz histórias importantes, reforçando, assim, seu papel de uma profissional incisiva e empática. Além de se tornar uma das apresentadoras estadunidenses mais ricas, Oprah é também amada e respeitada. A comunicadora se consolidou como uma das personalidades mais influentes da mídia.
Nos cinemas, Oprah fez sua estreia no filme “A Cor Púrpura”, filme americano de drama lançado em 1985, que aborda temas de racismo, sexismo e a vida das mulheres afro-americanas no sul dos Estados Unidos. Oprah interpretou a personagem “Sofia”, uma mulher forte e destemida. Sua atuação foi aclamada pela crítica e rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Enquanto atriz, Oprah também participou do elenco de “Herança de Sangue” (1986), “Jogue a Mamãe do trem” (1987), “Bem-Amada” (1998), “Treze homens e um segredo” (2007), “Uma Dobra no tempo” (2018), entre outros. Como dubladora, fez trabalhos nas produções “A menina e o porquinho” (2006), “Bee Movie” (2007) e a “Princesa e o sapo” (2009).
Quando se trata de ativismo e direitos civis, Oprah mostra que seu papel e responsabilidade vão além das telas. Ela foi testemunha e impulsionadora da Lei de Proteção à Criança nos EUA, 1991, promulgada pelo presidente Bill Clinton. A lei criou uma base de rastreamento de abusadores infantis. A apresentadora fundou também uma academia em Joanesburgo, África do Sul. Com investimento de 40 milhões de dólares para incentivar o desenvolvimento social de meninas em situação de vulnerabilidade social. Em 2005, Oprah foi reconhecida pelo Museu Nacional dos direitos Civis com o Prêmio da Liberdade, cedido a personalidades que tiveram papel importante na defesa dos direitos básicos a população.
Agora, aos 70 anos, a apresentadora soma diversos prêmios e honras. O The Oprah Winfrey Show ganhou vários Emmys, dentre eles, o de melhor Talk Show. Oprah foi reconhecida várias vezes com a melhor apresentadora. Em 1988, foi incluída no Hall da fama da Associação Nacional de Radiodifusores. Mais tarde, em 2011, recebeu o Prêmio Jean Hersholt de Serviço Humanitário da Academia de Artes e Ciência Cinematográfica. Ao ganhar o Globo de Ouro 2018, Oprah fez discurso necessário e forte sobre força das mulheres, assédio sexual e racismo. Ela ganhou o troféu Cecil B. DeMille. Em sua fala, atriz e apresentadora destaca ser a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio, na cerimônia promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood.
Oprah Winfrey recebe o troféu Cecil B. DeMille, no palco do Globo de Ouro 2018. (foto: reprodução/g1.Globo.com)
Discurso de Oprah no Globo de Ouro 2018 (vídeo: reprodução/YouTube)
Oprah estará no Brasil no dia 10 de abril de 2024 para participar da primeira edição do Legends In Town. O evento, em parceria entre a XP e a consultoria Alvarez & Marsal, é uma oportunidade de conhecer mais sobre a carreira e a trajetória de uma das personalidades mais influentes do mundo. Será no WTC Golden Hall, zona sul de São Paulo.
Ao todo, Oprah venceu os desafios da infância e quebrou barreiras como mulher negra na indústria da comunicação. Construiu todo seu império por meio de trabalhos na televisão e empreendimento. Se tornou a primeira mulher negra bilionária da história. Segundo a lista da Forbes (2021), possui uma fortuna estimada em 2.7 bilhões de dólares. A apresentadora criou uma marca autêntica e positiva e usou sua influência para promover mudanças sociais. Assim, se consolidou o fenômeno Oprah Winfrey!
Escrito por: Maria Eduarda Ribeiro
Comments