top of page
Foto do escritorJulietta

Depois de muita espera ela veio! Tudo o que rolou na passagem da loirinha aqui no Brasil

Atualizado: 29 de nov. de 2023

Após 11 anos de sua primeira vinda ao país, Taylor Swift carregou milhares de fãs para os Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro e Allianz Parque, em São Paulo durante os últimos dois finais de semana deste mês. A cantora trouxe mega turnê intitulada “The Eras Tour”, que celebra seus 17 anos de carreira.

O show conta com um cenário gigantesco, uma plataforma em forma de diamante, inúmeras trocas de figurino e mais de 40 músicas. Saiba mais a seguir sobre tudo o que rolou nesta passagem por aqui.


Homenagem no Cristo

O show da sexta-feira (17) foi marcado por declarações da popstar para seus tão dedicados admiradores. Os swifties cariocas entraram em ação ao arquitetar uma homenagem para Taylor sob uma das sete maravilhas do mundo – o Cristo Redentor. “Não é possível que isso é verdade, deve ser Photoshop, vocês entendem o que eu digo? É tipo a coisa mais legal que alguém já fez por mim [...] E isso só aconteceu porque muitos de vocês doaram comida e água. Eu tenho tanto orgulho de vocês. Muito obrigada por tudo o que vocês fizeram” relatou Taylor em seu discurso.

A homenagem foi feita a partir de uma doação para o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, no qual os fãs bateram a meta de mais de R$180 mil reais. Além disso, Taylor também relatou que aquele público era o que ela sempre sonhou desde criança.


Primeiro show no Rio de Janeiro foi marcado por euforia e uma tragédia

Como já dito anteriormente, a agenda de concertos da loirinha começou na cidade maravilhosa. Na sexta, a fila para a entrada do Engenhão já se encontrava lotada desde as primeiras horas da manhã. Em um misto de animação e alegria dos fãs que esperaram tantos anos para assistir sua artista favorita, o clima do Rio de Janeiro, por outro lado, não estava nada favorável.

Com sensações térmicas chegando à 60°C dentro do estádio, muitas pessoas passaram mal ainda na fila. Segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreram mais de mil desmaios na primeira noite. A própria Taylor chegou a parar o show ao perceber que fãs estavam pedindo por água.

Infelizmente, uma fã veio à óbito neste primeiro dia de show da cantora. Ana Clara Benevides tinha 23 anos e era estudante de Psicologia. De acordo com relatos, Ana se sentiu mal por conta das altas temperaturas durante a segunda música da apresentação. A jovem desmaiou e foi amparada pelos paramédicos presentes no posto de atendimento dentro do estádio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Benevides sofreu uma parada cardiorrespiratória e tentou ser reanimada diversas vezes, mas acabou não resistindo.


Cancelamento do show do dia 18

No dia seguinte, aconteceria o segundo show da loirinha. No entanto, faltando menos de uma hora para o ato de abertura, Swift emitiu um comunicado em suas redes alegando que, por conta do calor excessivo, o show daquele dia não poderia ser realizado. Taylor ainda escreveu que a saúde e bem estar de seus fãs e equipe deveriam vir primeiro do que tudo e que o iria se apresentar na segunda-feira. O cancelamento tardio do espetáculo causou bastante indignação pelo público presente no local, principalmente daqueles que não poderiam estar presentes na data remarcada. No entanto, o show aconteceu normalmente no dia 20.

Taylor cantando Me! como surprise song no dia 20 (Vídeo: Reprodução/Youtube/Jason)


Show normal no dia seguinte

No domingo (19), Taylor realizou por fim seu segundo (o que era para ser o terceiro) show nas terras cariocas. Desta vez com um clima mais ameno e com direito a pancadas de chuva, a cantora apresentou sua setlist com mais de três horas de duração, levando o público de mais de 50 mil pessoas a loucura. Além disso, o horário do show foi alterado para uma hora mais tarde do que o anterior.


Comoção de fãs na Internet sobre postura da T4F e equipe de Taylor Swift

O falecimento de Ana comoveu muita gente, principalmente fãs da cantora que também estavam presentes no dia 17 e passaram mal pelas condições climáticas. Foi a partir daí que o público se mobilizou a fim de derrubar restrições impostas por organizações de eventos, como por exemplo, a proibição da entrada no estádio com garrafas de água.

Um abaixa assinado foi criado para chamar a atenção do governo a respeito do caso de Ana (Foto: Reprodução/X/@justiceforana)


A Time For Fun – empresa responsável pela vinda de Taylor ao Brasil – também foi exposta e indenizada por tampar saídas de ar do estádio para bloquear a visão do show do lado de fora e por colocar plataformas de metal nos setores da pista premium (fãs relataram que tiveram queimaduras ao entrar em contato com as estruturas).

A falta de posicionamento de Taylor e sua equipe sobre toda a situação do dia 17 também foi pauta de grandes questionamentos nas redes. Principalmente ao divulgarem na reportagem exibida pelo programa Fantástico, que nenhuma das equipes teriam entrado em contato com a família de Ana até o momento. Desta maneira, os próprios portais de fãs impulsionaram a criação de uma vaquinha on-line para auxiliar nas despesas da família com o translado que levaria o corpo da jovem de volta para sua cidade.

Ainda na madrugada do dia 17, Taylor chegou a postar uma nota lamentando o falecimento de Ana Benevides e relatando que não teria condições de falar sobre o ocorrido em cima de palco, por ser um momento difícil. Durante o bloco das surprise songs do show de domingo (19), Swift cantou “Bigger Than The Whole Sky” que fala sobre o sentimento de luto/partida de alguém muito jovem. Os fãs presentes conectaram instantaneamente a canção com o falecimento de Ana. No entanto, muitos outros reclamaram o fato dela não ter mencionado o nome da jovem em nenhum momento.


Shows de São Paulo com temperaturas agradáveis e recordes

Graças à mobilização dos fãs e outras instituições, os shows na capital paulista contaram com mais pontos de distribuição aos redores do estádio. Taylor fez três shows seguidos (sexta, sábado e domingo) e assim, quebrou o recorde de maior público no Allianz Parque. Mesmo com filas gigantescas, reclamações de atrasos da abertura dos portões e golpes de cambistas, foram registradas mais de 50 mil pessoas em cada dia de espetáculo.

Taylor também não deixou de agradecer o apoio e carinho do fandom brasileiro.

“Essa é a nossa última cidade da Eras Tour em 2023. Nós fomos muito cuidadosos ao escolher a última cidade do ano, e decidimos encontrar os fãs mais generosos do mundo” disse a artista durante um de seus discursos durante o show.

O último show da turnê também foi marcado pelo encontro da cantora com a família de Ana. Taylor tirou uma foto com os parentes da jovem e mandou uma mensagem para a mãe, que não teve condições de comparecer.

Segundo a família, a equipe da cantora manteve contato durante a semana e também os convidou para o show (Foto: Reprodução/X/@updateswiftbr)



As tão esperadas Surprise Songs

Sendo esta uma das partes mais esperadas do show da loirinha, as surprise songs consistem em músicas que não entraram para o reportório oficial. Confira a lista a seguir de todas as canções surpresas de cada show:

Rio de Janeiro

Sexta-feira (17): “Stay Beautiful” e “Suburban Legends”

Domingo (19): “Dancing With Our Hands Tied” e “Bigger Than The Whole Sky”

Segunda-feira (20): “Me!” e “So It Goes”

São Paulo

Sexta-feira (24): “Now That We Don’t Talk” e “Innocent”

Sábado (25): “Safe and Sound” e “Untouchable”

Domingo (26): “Say Don’t Go” e “It’s Time To Go”


Por fim, a “The Eras Tour” chegou ao fim no Brasil. Taylor voltará aos palcos com a sua turnê em fevereiro do ano que vem no Japão.

Taylor durante o show do dia 24 (Foto: Reprodução/ Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management)




Escrito por: Letícia Guedes


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page