Fundadora do perfil Moda na Mochila, Mariana Lima compartilha tudo sobre moda, inglês e diversidade cultural nas redes sociais. Se você ficou curiosa, fica aqui que a gente te conta tudinho do que rolou durante a exclusiva com a designer. Falamos sobre sua história, trajetória, tem até dicas e conselhos para as Juliettas que querem se aventurar no inglês e no universo da moda.
Nascida em Joinville, Santa Catarina, a designer fala sobre sua paixão pela moda. “Minha cidade (Joinville) está dentro de um dos polos têxteis do Brasil. Então lá tem muitas fábricas e confecções. Eu nasci nesse meio onde se fala muito disso (moda)”, disse. “Eu sempre fui influenciada pelas mulheres da minha família e pela indústria local. Veio daí minha paixão”, explica.
(Foto: reprodução/Divulgação)
Durante a entrevista, a catarinense falou acerca da sua trajetória no universo da moda. “Eu trabalho com moda a mais de 12 anos, comecei minha carreira no designer e no início (da minha carreira) eu queria ser jornalista de moda”, disse. Mariana conta que fez um curso técnico de moda no SENAI durante o Ensino Médio. “Eu queria aprender um pouco sobre moda e fazer a faculdade de jornalismo depois. Mas, no meio do caminho eu me apaixonei pelo designer”, explica.
Morando em Toronto, no Canadá, há 6 anos, Mariana diz que começou trabalhando lá na área de designer infantil, como fazia no Brasil também. “Há dois anos eu comecei a trabalhar em outra empresa que faz casacos de inverno. Foi nesse meio tempo de decidi criar o projeto Moda na Mochila. Hoje em dia eu tento equilibrar as duas coisas: vida corporativa e meu projeto pessoal”, conta.
(Foto: reprodução/Divulgação)
Mariana comenta que o perfil Moda na Mochila começou como um Podcast e se tornou ao longo do tempo uma grande comunidade de brasileiros que vivem experiências internacionais, seja estudando ou trabalhando com moda. No perfil, ela ensina vocabulários de moda em inglês. A designer fala que a ideia de juntar os dois surgiu quando ela se mudou para o Canadá. No início, ela não se sentia muito confiante, pois não sabia muito o inglês. Trabalhar com a moda, estar dentro de um ambiente no qual as pessoas se expressam em inglês e se comunicar com elas, ajudou Mari a ganhar mais confiança e desenvolver a língua inglesa.
Ela notou que essa dificuldade era, também, da maioria dos brasileiros que moram fora. “Vendo isso eu decidi começar a falar sobre. O conteúdo que crio hoje e os cursos que eu ofereço teriam me ajudado muito nesse processo de transição do Brasil para cá”, comenta.
A Julietta perguntou a história por traz do nome Moda na Mochila. A fundadora do perfil nos contou que a ideia surgiu através do blog do seu irmão que se chamava “Lima na Mochila”. “Eu achei o nome muito legal. Quando comecei e pensar em nomes para o perfil, veio na cabeça a ideia (moda na mochila). E mochila pode significar viagem, aprendizado”, revela.
Com seus Podcasts, Mariana realiza entrevistas com brasileiros que moram em diferentes partes do mundo. Eles trocam experiências e falam acerca das diversidades culturais, moda e os desafios de estar em outro país. No ano passado a designer fez uma minitemporada com episódios a qual falava somente sobre termos em inglês voltados para a moda.
Mariana contou que ficou feliz com o resultado do seu trabalho. “Eu tive a oportunidade de entrevistar diversos brasileiros que moram em várias partes do mundo”, ressalta. “Mundo afora tem brasileiros que podem te ajudar e te inspirar. É muito legal receber mensagens de ouvintes que maratonam os episódios e tem vontade de morar fora, se sentem motivados e veem que é possível trabalhar com moda”, revela.
O Projeto de Mariana é voltado para motivar, encorajar e influenciar as pessoas a correm atrás dos seus sonhos, não se limitar pelo medo de falar em inglês e encarar os desafios de um novo país. “Eu não entrevisto pessoas que são criadoras de conteúdo, influencers ou famosos. Então, quando você vê uma pessoa que é como você, você se identifica com ela e pensa: eu também posso fazer acontecer, já que essas mais de 100 pessoas que a Mari entrevistou, conseguiram”, ressalta.
(Foto: reprodução/Divulgação)
Durante a entrevista Mari nos contou uma curiosidade sobre o mundo da moda: análises de dados. “Não era muito cobrado quando trabalhava no Brasil. Hoje em dia é uma coisa muita em pauta na empresa que trabalho aqui no Canada”, comenta. “Tem que lidar muito com Excel, atualizar informações. É uma das partes que quem está começando talvez não imagine”, completa.
Mariana foi confirmada no evento Inspira Design da UFF, é a primeira vez que ela realiza uma palestra no Rio. A designer vai palestrar sobre moda e diversidade cultural fora do Brasil, contar sua experiência trabalhando em um país multicultural, que é o Canadá, e como se destacar no ambiente de trabalho morando fora.
Com o Moda na Mochila, Mari quer fazer com que brasileiros confiem mais na sua carreira e relembrem de quão rica é a sua história. “O meu objetivo com o projeto é que os ouvintes dos podcasts se sintam mais confiantes de ocuparem seus espaços”, disse.
Mariana destaca também a importância de manter uma rede de contatos tanto dentro do Brasil como em outro país. “Eu tenho várias histórias e relatos de pessoas que estão na nossa comunidade que criaram amizades pessoais e profissionais, conseguiram vagas de emprego, tudo através da nossa comunidade. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas que estão passando pelo processo de se mudar não se sintam sozinhas”, afirma.
Quando questionada acerca da principal diferença cultural entre o Brasil e o Canadá, Mariana respondeu que os canadenses dão mais valor aos produtos feitos lá. De acordo com ela, eles sentem orgulho de consumir o que é produzido no país. “Muitas coisas são feitas no Brasil, muitas roupas e comidas, devíamos nos sentir mais orgulhosos de produzir as coisas dentro do nosso país”, afirma.
(Foto: reprodução/Divulgação)
Sobre um sonho que ainda quer realizar como o seu trabalho, a designer fala que gostaria de dar uma volta ao mundo entrevistando pessoalmente os brasileiros com o Moda na Mochila. Mari destaca ainda que o Japão é o seu destino dos sonhos.
No Moda na Mochila, a criadora conta que suas inspirações vêm do observar as histórias das pessoas, viajar e trazer conteúdo de viagem misturado com moda e inglês.
Já no seu trabalho corporativo, Mari fala que trabalha com matéria-prima, então é mais focado em inovação e parte técnica do que vai funcionar em uma roupa. “Começa pela visão do grupo de designer, a partir daí eu analiso e vejo o que vai funcionar melhor. E sempre pesquisando artigos voltados para a matéria prima e não o produto em si”, explica.
Mari fala que evoluiu profissionalmente e passou a ter uma visão geral da indústria de moda tanto no Brasil quanto no Canadá. Já pessoalmente, ela conseguiu quebrar barreiras e estereótipos, respeitar as diferentes culturas, saber se comunicar, aprender a escutar e ouvir as pessoas.
Para quem quer iniciar os estudos em inglês, seja para o profissional ou pessoal, Mariana fala que seguir perfis de pessoas que fazem conteúdos em inglês, participar de grupos de conversação, ouvir Podcast, ler e assistir filmes ajudam muito no processo de aprendizagem.
Para além da moda, a designer gosta de viajar e caminhar pela cidade. Ela carrega a frase “Seja o turista na sua própria cidade”. Mari conta ainda que o seu Podcast começou como um hobby e agora está se tornando uma empresa.
Quanto a um acessório indispensável nos seus looks, Mariana fala que gosta de usar pérolas. “É algo bem sentimental para mim, minha vó sempre me emprestava e eu guardava para usar em ocasiões especiais, mas a gente aprende que não existe ocasião especial, a gente tem que estar confortável e bonita todos os dias”, afirma.
Em relação a montar seus próprios looks, ela brinca e diz que vai pela sua emoção do dia e pela previsão do tempo. Quanto a cor que te define, Mari responde ser o azul. Para completar, ela destaca o outono como sua estação preferida para montar looks.
Para encerrar, Mari deixou um conselho para quem está começando a sua jornada no inglês e no mundo da moda: "Fale para todo mundo as suas vontades, não guarde para você, porque sempre vai ter alguém para te ajudar", aconselha.
Ao todo, Mariana nos mostra coragem, confiança e o valor de lutar pelos nossos sonhos que ultrapassam fronteiras! Muita além da moda, a designer quer influenciar cada vez mais pessoas a evoluírem profissionalmente e pessoalmente. E mostrar que é possível viver em outra cultura, respeitar as diversidades e criar laços.
Escrito por: Maria Eduarda Ribeiro
Comentarios