top of page
Foto do escritorJulietta

#JuliettaEntrevista: um bate-papo inspirador com Ella Fernandes, a artista de São Gonçalo que está dominando os espaços da arte

Atualizado: 26 de abr.


Ella Fernandes no Los Angeles Film Festival (Foto: reprodução/Instagram/@ellafernandesoficial/@photographer_ruthdesouza)

Na vida, existem pessoas que nasceram predestinadas para o sucesso; para brilhar e transmitir toda a sua existência por meio da arte. Até porque, o que seria de nós sem a arte, não é mesmo? Ella Fernandes com certeza é uma destas pessoas! A gonçalense de 30 anos concedeu um bate-papo para lá de especial com a Julietta e contou um pouco sobre sua jornada. Complemente imersa pelo universo artístico desde muito jovem, especialmente com seus pais se conhecendo por meio do coral da Igreja, Ella simplesmente não se recorda de um tempo no qual a música não fazia parte da sua vida.

“Minha mãe é nordestina, então ela tem muito a questão da música regional, do sertanejo. E meu pai me apresentou artistas como o Lulu Santos, Phil Collins, Michael Jackson, Gil [...] tinha muita musicalidade que eu amo até hoje, me emociono, vou a shows. Minha mãe me apresentou Toni Braxton, que eu lembro assim, só faltava ela furar o CD (de tanto escutar), e eu amava! Quando eu fui crescendo eu percebi que o gênero que ela cantava era confortável para mim.”  compartilha a artista.

Aos 10 anos, Ella ingressou no projeto "Pequeno Trige", organizada pelo circo Crescer e Viver, no qual oferecia-se aulas de arte circense. Para a Julietta, Ella conta que ficou bastante intrigada com o programa, porque não era algo tão comum de se encontrar nos lugares. E foi a partir daí que ela entendeu que seu lugar era nos palcos! Atualmente, no mundo da música, Ella confessa que encontrar a sua voz ainda é um processo longo e repleto de experimentações, mas que é muito grata e tem muito orgulho de tudo o que já produziu até hoje.

Começando pelas rimas e beats do rap e do funk, passeando pelo R&B, e agora no focada no afrobeats, podemos dizer que versatilidade em seus projetos é algo que definitivamente não falta! Ella foi convidada em 2021 por Marcelo Melo Jr. para participar da música “Fazendo Falta”, que integra o álbum do cantor intitulado como “Nunca Foi Sorte”. Em 2022, a jovem foi convidada pelo produtor e DJ angolano Joss Dee para cantar a música “Deixa Brilhar”. A canção a fez reafirmar seu apreço pelo afrobeats, especialmente ao reunir letras simbólicas, repletas de raízes e significados para a cultura negra, e atrelada a ritmos envolventes e marcantes.

E como uma boa diva pop, ou melhor, afropop, Ella já consagrou seu talento em espaços gigantes. Um deles foi no Rock in Rio de 2022, no qual cantou no Espaço Favelas. Ao ser questionada sobre qual foi a sensação de estar se apresentando em um evento desta escala, a jovem desabafa que foi um mix de emoções e que só mentalizava o quanto aquele momento precisava ser especial e incrível... e com certeza foi! “Eu pensava tipo ‘vamo lá Gabriella, você sempre sonhou com esse momento'." conta a cantora.

  Ella com seu look usado no show da cantora no Rock in Rio de 2022 (Foto: reprodução/Instagram/@ellafernandesoficial)

Para além de sua paixão pela música, Ella também é atriz e já participou de novelas como “Bom Sucesso” e filmes como “Medida Provisória” e “Nosso Sonho”, este último focado em contar a história da dupla de cantores gonçalenses Claudinho e Buchecha. Durante nosso bate-papo, a artista contou que sentiu que precisava estar no longa-metragem de qualquer forma. Até porque, o que mais significativo do que uma própria gonçalense, que assistiu o sucesso dos cantores de perto, para participar desse projeto? Ella também fez questão de destacar o reconhecimento positivo que o filme gerou quando lançado e a importância disto para o cinema nacional em geral.

“Você pegar a história de duas pessoas negras, da favela, de uma outra geração e lotar todas as telas do cinema do Brasil, ficar com a maior bilheteria nacional do ano... foi surreal. Poder falar que eu participei disso é um sentimento muito grande, eu só chorava, do tipo ‘eu to aqui''." No final de 2023, Ella Fernandes movimentou as redes sociais ao fazer uma campanha para ir para Hollywood representar o elenco de “Nosso Sonho” no Los Angeles Film Festival. Na época, a artista recebeu os cinco prêmios que a obra ganhou no evento e descreveu toda a experiência como inesquecível.

Ella e o cantor Buchecha durante a pré-estreia de "Nosso Sonho" em São Gonçalo (Foto: reprodução/Instagram/@ellafernandesoficial)

Atriz, cantora, mãe e, principalmente, mulher... Ella Fernandes é uma potência que merece ser reconhecida a cada lugar que passa, além de fazer questão de levar outros artistas da qual acredita junto com si. Com um projeto autoral intitulado “Sarau da Ella”, a jovem mostra não só o seu trabalho, mas também convida outros cantores para participarem e mostrarem seus talentos e dons. E falando artistas, Ella confessou que se pudesse fazer um feat com uma cantora, seria a Ludmilla! “Ela tem essa pegada do afrobeat também, músicas como ‘Socadona’, eu adoraria fazer algo com “afrofunk... ia ser TUDO. Inclusive, participar do Ludsession.” confessa.

Sempre muito batalhadora e persistente em seus ideais, Ella é também um verdadeiro exemplo de coragem e resiliência. Quando perguntada sobre sua principal motivação para permanecer com os objetivos e almejos de sua carreira, mesmo que isso signifique passar pelos percalços da vida, a artista ressalva que sua vivência sempre foi regada por sua criança interior, pelos seus sonhos mais verdadeiros e únicos. Tendo palavras como amor e carinho como pilares principais de sua vida e trabalho, Ella fala sobre a importância de ser feliz com quem você é e saber se cercar de pessoas que te façam bem. “Acreditar que o amor é a poção necessária para tudo" diz a artista.

Ella Fernandes cantando em seu projeto "Sarau da Ella" (Foto: reprodução/Instagram/@ellafernandesoficial/@victorvieiraph)

E é claro que a Julietta não poderia deixar de perguntar sobre a música que reflete e traz sentido a vida de Ella Fernandes. Como uma boa libriana, a artista respondeu não só uma, mas duas músicas: Dura na Queda, de Elza Soares e Sonhos Gangsta, da Flora Mattos. Por fim, Ella diz que seu maior objetivo é transmitir uma mensagem positiva por meio de sua arte; é mostrar para as pessoas que é possível encontrar felicidade consigo mesma, com as belezas da vida, e simplesmente ter o poder de vivê-las em sua mais pura essência! Quanta inspiração, não é mesmo? Ah! E para apreciar ainda mais de perto o talento de Ella Fernandes, a artista no momento integra o elenco do musical "Makeda - A Rainha da Arábia Feliz" — que permite um verdadeiro passeio pela cultura africana e estará em cartaz até dia 12 de maio.



Escrita por: Letícia Guedes

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page