top of page
Foto do escritorJulietta

LETTERBOXD: entendendo um pouco mais sobre o queridinho do cinema

(Foto: reprodução/letterboxd)

Se você gosta de filmes, provavelmente já ouviu falar sobre o Letterboxd, onde é possível dar notas e mapear todas as produções que você já assistiu ao longo da vida. 

Em relação a sua origem, o Letterboxd foi fundado em 2011 por Matthew Buchanan e Karl von Randow, dois web designers, que buscavam um lugar para se conectar com pessoas como eles: amantes de filmes. Desde então, o site vem conquistando um pequeno número de usuários fiéis à rede. No entanto, foi só na pandemia de COVID-19 que ele teve sua grande explosão e alcançou o tamanho exuberante de inscritos que tem hoje. 

No passado, o Letterboxd poderia até ser uma rede restrita com aqueles mais ligados ao cinema: estudantes da área, pessoas tentando promover seus filmes ou até mesmo diretores. Após 2020, entretanto, a plataforma vivenciou um crescimento nunca visto antes. Atualmente possui 5 vezes mais usuários que em 2019, segundo a revista The Future. No período difícil que foi o isolamento social, o tédio de dentro de casa levou os jovens (maioria do público do letterboxd) a consumirem cada vez mais horas no celular e, consequentemente, nas redes sociais. 

Em uma relação meio ovo e galinha, é difícil determinar o que veio primeiro: a paixão pela sétima arte cresceu devido ao sucesso do letterboxd ou foi ao contrário? De qualquer maneira, os dois estão relacionados. Criando novos hobbies ou se aprofundando em antigos, a geração Z tem se interessado cada vez mais em mostrar sua personalidade através do perfil do Letterboxd, sendo mais críticos ou não ao dar nota das obras assistidas. 

Isso pode até ter chateado alguns dos primeiros usuários da plataforma que se dizem os verdadeiros cinéfilos! No período em que o site teve grande parte de sua participação para a agência publicitária Tiny, os donos originais enfrentaram bastante crítica de seu público inicial, uma vez que temiam que, após a venda, tudo iria mudar e a comunidade seria perdida. Entretanto, Matthew e Karl deixaram claro que o letterboxd nunca perderia sua essência e apenas passaria a receber uma ajuda de um time maior já que o número de usuários havia crescido tanto. 

(Foto: reprodução/letterboxd)

Atualmente, o sucesso do Letterboxd é inegável e seu papel na vida dos jovens também é muito importante, o perfil no aplicativo vira quase uma descrição de personalidade daqueles que levam a rede mais a sério: seus diretores favoritos, gênero de filme que mais assiste ou quantas estrelas você deu para Past Lives irão determinar a imagem que você passa aos seus seguidores e amigos. 

Além disso, o aplicativo é uma ótima fonte para quem procura um bom filme para assistir, já que nele existem as listas mais inusitadas de catálogos para quem quer sair do óbvio, como por exemplo “Filmes que o Tom Cruise já citou quando perguntaram qual seu filme favorito” que consta com mais de vinte filmes citados aleatoriamente pelo ator em entrevistas, ou “Pessoa com um cérebro de criança sai por aí procurando coisas” que tem um pequeno número de filmes como Pobres Criaturas e Pinóquio. 

Sendo apenas para especialistas ou não, o Letterboxd é um aplicativo muito legal para passar o tempo e descobrir novas obras para assistir. Agora tendo também séries de tv para classificar, a rede social tende a crescer cada dia mais para manter seu sucesso entre o público jovem. 


Escrito por: Clara Carneiro 


137 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page