top of page
Foto do escritorJulietta

Livros de capa dura ou capa mole? Entenda as diferenças e saiba qual é o melhor para você

Hoje não tem resenha literária, mas fiquem tranquilas, separamos algumas indicações sobre estética e custo benefício dos livros para você mergulhar cada vez mais nesse universo literário. Por isso, para a coluna deste Domingo, a Julietta separou umas dicas para você, leitora! Livros de capa dura ou capa mole? Quais as vantagens e as desvantagens de cada um? E quanto aos livros digitais? A gente te responde tudinho!


(Foto: Reprodução/Pinterest)

Nesta matéria vamos expor as vantagens e desvantagens de cada um. É importante destacar que não existe a “melhor opção”, vai depender da praticidade que cada pessoa quer ter ao adquirir um livro e da necessidade pessoal. Assim, fatores como o gosto individual, o modo de vida e os cuidados necessários que cada livro exige têm que ser levados em consideração, pois irão influenciar na hora da escolha.

Começando pelos livros de capa dura, as suas vantagens são diversas! São livros que têm uma durabilidade muito maior, por serem livros que não se dobram. Suas folhas estão presas, o que impede que se soltem com facilidade. Sobre a estética? São visualmente mais bonitos e perfeitos para colocar na decoração, usar nas prateleiras e nichos. Outro fato que às vezes passa despercebido é o tamanho do exemplar. Um livro grande tem a probabilidade maior de dobrar ou estragar, nesse caso, os livros de capa dura oferecem maior proteção e durabilidade. Se você é ansiosa e quer ler o livro logo após o seu lançamento, compre a versão de capa dura! Vários livros são lançados primeiro nesta versão para depois saírem de capa mole. Agora, por outro lado, tem as desvantagens: esses livros são mais caros do que a edição de capa mole. Além de serem mais pesados e ocuparem mais espaços na bolsa ou mochila, transportá-lo passa a ser difícil. Então, se você é daquelas que por onde vai carrega um livro, tem um ponto negativo aí. Essas versões também são mais difíceis de serem encontradas.

Já a versão de capa mole é mais leve e mais flexível, assim, são mais fáceis de se transportar. Dessa forma, se você quer um livro para levar em uma viagem, parque, praia ou cafeteria, os de capa mole são ideais. Quanto aos preços: são mais baratos! E na hora de ler, são mais fáceis de segurar e manusear. As desvantagens é que esses tipos de livro estraga com mais facilidade, a capa mole não protege tanto quanto a capa dura, por isso o cuidado com esse tipo tem que ser redobrado.


(Foto: Reprodução/Pinterest)


Por último, temos os livros digitais também conhecidos como livros eletrônicos ou e-book. Estão em formato digital e podem ser lidos por meio de qualquer equipamento eletrônico. Existem várias opções e, muitas delas, encontradas gratuitamente na internet. Além de serem sustentáveis, uma vez que ao escolher os livros digitais você ajuda na preservação do meio ambiente.

Ao todo, te apresentamos três modos de leitura. O importante é escolher a melhor opção para você ou adaptar cada tipo de livro em sua ocasião. Agora não tem desculpas, coloque o hábito de ler na sua rotina e embarque no mundo literário!



Escrito por: Maria Eduarda Ribeiro


 

 

 

 

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page