top of page
Foto do escritorJulietta

O que você faria se soubesse que pode voltar no tempo?

No sextou com cinemou de hoje o papo é sobre viagem no tempo. Calma, a Julietta até é potterhead mas dessa vez não vamos falar do vira-tempo da Hermione. “Questão de tempo” é o filme escolhido. Na trama, conhecemos o nosso protagonista Tim, e descobrimos que ele, assim como todos os homens de sua família, conseguem viajar no tempo. Agora me fala, o que você faria se soubesse que pode voltar no tempo? (A Julietta faria como o pai do protagonista, leria todos os livros da estante).

(Foto: reprodução/Pinterest)

Assim como a maioria das questões que envolvem tempo, aqui também tem algumas regras: Tim só pode voltar para lugares que já foi, e nunca pode viajar para o futuro. Para tal feito, basta escolher um lugar escuro, cerrar os punhos, fechar os olhos, visualizar bem o momento e tcharam…. de volta para o passado.

Após descobrir esse poder, por meio de seu pai, nosso protagonista decide usar o mecanismo para arrumar uma namorada, pois para ele, o importante é sempre o amor. Em meio a correria do dia, Tim mal consegue trocar duas palavras com alguma garota, até que em uma noite fora do comum ele conhece a querida e adorável Mary. Mas o destino não é tão bonzinho assim, e justo nesse dia, seu amigo e colega de quarto teve sua peça arruinada. Comovido com a tristeza do amigo, o viajante no tempo deu um jeito de consertar tudo, mas isso custou seu encontro com a Mary.

Ah, para quem tem certo poder sobre o tempo, não é tão difícil reparar a situação. Após alguns outros primeiros encontros, Tim finalmente conseguiu conquistar Mary. A partir disso, eles começam a construir uma vida juntos e, de repente, a viagem no tempo parece quase desnecessária, porque cada detalhe da vida é maravilhoso.

Mas nem só de maravilhas se vive, Tim percebe que a vida de sua irmã não está nada fácil, e quer usar o seu poder de voltar no tempo, para ajudá-la a consertar. Mas dessa vez o preço foi muito alto e o efeito borboleta não foi nada satisfatório. Isso mostra que às vezes as coisas devem acontecer exatamente como aconteceram, tudo que somos hoje foi determinado e construído a partir de cada momento e decisão feita no passado.

(Foto: reprodução/Pinterest)

Em uma das cenas, o pai do Tim diz para ele viver um dia de cada vez, com todas as frustrações e pesos do cotidiano, e ao final dele, reviver toda a experiência apreciando cada detalhe que deixou passar na correria da rotina. A vida imita a arte e a arte imita a vida, do mesmo modo deixamos momentos passarem despercebidos, por mais desagradável que seja o dia, é provável que se olharmos bem, com os olhos que enxergam beleza no ordinário, a vida se torna mais doce.

Por mais complicado que seja a fase, veremos que ao final, nós aguentamos tudo, todos os dias em que pensamos não aguentar mais foram superados. Muitas vezes precisamos de momentos difíceis para reconhecer e valorizar os melhores dias. Independente de como está sendo o dia, devemos tentar aproveitá-lo da melhor maneira. Até porque, diferente de Tim, só podemos vivê-lo uma vez, e a vida é formada por cada dia vivido, seja ele bom ou não.

(Foto: reprodução/Pinterest)

Tantas vezes nos arrependemos de algo e desejamos não ter feito aquilo, ou ter feito diferente. Mas a Julietta te diz, foi exatamente tudo que não queríamos que acontecesse que nos tornou exatamente quem somos hoje! E tá tudo bem se não estivermos felizes com o eu de hoje, temos um longo tempo pela frente para ajustar tudo isso, o que torna os próximos dias mais especiais de serem vividos. Que possamos viver cada dia intensamente, e da melhor forma possível, diante das condições que temos naquele dia. Muitas vezes você não estará 100% e os 30% bem vividos serão o seu máximo, se orgulhe disso.

(Foto: reprodução/Pinterest)

Com o mundo moderno e efervescente, pode ser mais difícil alcançar a calmaria e a leveza que os dias extraordinariamente comuns podem nos trazer. Porém, lembre-se, você não está atrasada para viver sua própria vida, domine seu tempo e não deixe que ele te domine. Como disse o Tim “Todos estamos viajando no tempo juntos, todos os dias de nossas vidas, tudo que podemos fazer é nosso melhor, é aproveitar esse passeio maravilhoso”.


Escrito por: Beatriz Vitória

51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page