top of page
Foto do escritorJulietta

Quem é a “Barbie cineasta”?

Desde que foi lançado, os comentários sobre Barbie não pararam. O filme teve uma ótima recepção pelo público, as sessões de cinema ficaram cor de rosa e recebeu elogios da crítica especializada. Isso tudo graças ao grande trabalho da Barbie cineasta, Greta Gerwig, que além da direção também atuou como produtora e co-roterista. O longa já se tornou a maior estreia de 2023 e soma mais de um bilhão de dólares em bilheteria global. Essa é a maior arrecadação de um filme com direção feminina solo.

Greta Gerwig, Margot Robbie e Ryan Gosling no set de "Barbie" (Foto: Reprodução/ Jaap Buitendijk/ WarnerBros.Entertainment Inc)


Gerwig tem uma filmografia extensa, que começa na sua carreira de atriz. Ela fez parte do movimento cinematográfico Mumblecore, um subgênero do cinema independente marcado por uma atuação naturalista, com ênfase no diálogo que muitas das vezes eram improvisados. Seu primeiro filme foi "Lol" (2006), de Joe Swanberg que foi um grande colaborador da época. Em "Hannah sobe as escadas" (2007), Grata atuou e co-escreveu e em "Noites e fins de semana" (2008), além de atuar e escrever, fez sua estreia como diretora.

Com isso, essas características de atuações naturalistas se tornaram parte de Greta e foi em "Frances Ha" (2012) de Noah Baumbach, que ela ganhou seu maior destaque como atriz. Além ter sido protagonista, foi co-roterista. Essa parceria com Noah estendeu-se à "Mistress America" (2015) e até o mais recente Barbie.

Em 2018, o nome Greta Gerwig ganhou mais notoriedade em seu primeiro longa solo: “Lady Bird” que teve 5 indicações ao Oscar, inclusive nas principais categorias de melhor roteiro original, melhor filme e melhor direção. Gerwig foi apenas a quinta mulher a ser indicada a melhor direção.

O filme conta a história de Christine McPherson ou “Lady Bird” como a personagem insiste ser chamada. Ela está em seu último ano do ensino médio e o seu maior desejo é fazer faculdade longe de Sacramento, Califónia. Assim como a maioria dos jovens da sua idade, passa por diversas situações e dificuldades nessa trajetória de amadurecimento. O enredo acompanha essas transformações de pressão de entrar em uma boa faculdade, seu relacionamento de embates com sua mãe e os primeiros romances.

Confira o trailer de "Lady Bird" (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Greta tem alguns paralelos com Lady Bird, tendo em vista que ela também nasceu em Sacramento e fez faculdade em Nova Iorque. Gerwig se formou na Barnard College da Universidade de Columbia em inglês e filosofia. Inicialmente pretendia ser dramaturga, já que suas primeiras paixões foram o teatro e a dança mas, devido diversas rejeições nos programas de mestrado, teve seus planos frustrados.

Em entrevistas contou que a sua verdadeira escola de cinema foi observar tudo e todos ao redor nas produções em que ela trabalhou como atriz. Ademais, sempre perguntou aos diretores em que ela trabalhou sobre como dirigir uma cena e até assumia outras funções nos sets para poder aprender. Ainda disse que o seu trabalho de direção foi aprendendo diante do processo e só quando colocou a mão na massa sentiu que era capaz de dirigir um filme.

Em 2019, Greta escreveu uma nova adaptação para o cinema do livro de mesmo nome “Adoráveis Mulheres”, de Louisa May Alcott (1832-1888). O livro já havia sido adaptado outras duas vezes para as telinhas. A cineasta contou em entrevistas que havia lido o livro várias vezes durante a adolescência quando começou a se interessar pela escrita assim como a protagonista. Ao reler depois de adulta conseguiu ter uma visão particular e moderna das personagens o que a inspirou a buscar produtores para desenvolver o roteiro.

O filme foi um sucesso e concorreu a seis Oscars e tornou-se seu filme com melhor avaliação da crítica.

Adoráveis mulheres conta história das irmãs March, quatro jovens que vivem na região de Massachussets, nos Estados Unidos. Jo, Meg, Beth e Amy possuem personalidades e talentos diferentes. Jo é a protagonista do livro e do filme, possui a personalidade forte, é independente, adora ler e sonha em ser escritora.

Pôster promocional de "Adoráveis Mulheres" (Foto: Reprodução/Internet)


Em suma, o trabalho de Greta são histórias repletas de sensibilidade e mensagens pontuais, que valoriza as relações, principalmente entre mulheres, seja Lady Bird e sua mãe, as irmãs March e até mesmo como acontece em Barbie. Os seus roteiros sempre são bem inteligentes, os personagens passam por importantes transformações do mesmo jeito que acontece nas reviravoltas do nosso cotidiano. Tudo de uma forma natural em que o público após assistirem seus filmes saiam com alguns questionamentos e ao mesmo tempo leves.



Escrito por: Ana Vitória Pantoja

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page