top of page
Foto do escritorJulietta

R&B: conheça a trajetória memorável desse gênero musical

Antes de vocês mergulharem nessa leitura, peço encarecidamente para darem o play na música "Let's Fall In Love" (1933) da Rainha desse estilo tão querido e prazeroso que é o Jazz e Blues — Ella Fitzgerald. A cantora preparou todo terreno para que, então na década de 40, chegasse o aclamado R&B. Agora sim, vocês podem continuar a leitura. Não podemos deixar de fora, o estilo musical que fez história no mundo! Há 8 décadas que o R&B, Rhythm and Blues (ritmo e blues) vem revolucionando toda indústria musical que temos nos dias de hoje, seja no pop, funk, hip-hop, música gospel, músicas coreanas, eletrônicas, entre outros estilos. Stop na música!

(Foto: reprodução/Internet)

O R&B é um gênero musical rico em influências artísticas e culturais. E Play em "Shake, Rattle, Roll", de Big Joe Turner — um grande sucesso na década de 40 que é tipo Matilda na cozinha quando seus pais saíam e a deixavam sozinha e ela botava as panelas para voarem. É com suas batidas marcantes, melodias suaves, letras emotivas e instrumentos envolventes que o R&B continua a encantar e cativar ouvintes e apreciadores em todo o mundo. Desde sua origem no blues e no jazz, até sua evolução contemporânea, o gênero tem desempenhado um papel importante na cultura e na música popular. Seja através dos clássicos de artistas lendários, ou das músicas inovadoras de artistas contemporâneos, continua sendo um estilo musical poderoso e impactante! Agora pause para a próxima, "So Glad You’re Mine", de Elvis Presley nos anos 50.

Vamos primeiro conhecer suas origens. Antes de tudo, é importante entender como surgiu o R&B. Entre as décadas de 1940 e 1950, quando o Estados Unidos enfrentava um cenário pós-guerra, com o consumismo aumentando e a população negra migrando para as grandes cidades, as barreiras entre o que era conhecido como “música branca” e “música negra” começaram a cair, embora o preconceito racial ainda persistisse.

Dessa forma, a sigla para "Rhythm and Blues", passou a ser usada pela indústria fonográfica para nomear o que antes era chamado de “race music” — um termo de tom pejorativo que designava músicas criadas por artistas afro americanos. Com isso, podemos dizer que o R&B está totalmente ligado ao que conhecemos até hoje como a popularização da guitarra elétrica, juntamente com a influência de ritmos como jazz, soul, funk, blues, rock, música gospel, e até mesmo da música cubana, o gênero conquistou o público estadunidense e, em seguida, o público mundial.

Começando pelos centros urbanos americanos, passando pelo estouro da Motown Records — pausa para troca de música para "Feeling Good" de Nina Simone (1965) — entre os anos de 1962 e 1971, a Motown alcançou 240 hits no top 40 das paradas norte-americanas e foi o ponto de partida para nomes como Diana Ross, Marvin Gaye, Stevie Wonder e Michael Jackson, sendo estes dois últimos integrando grupos na época, os Jackson Five e The Supremes.

(Foto: reprodução/GettyImages)

Chegando à popularização desenfreada nas rádios americanas e no mundo especialmente durante os anos 90 e 2000. Não há ninguém entre seus 20 e 30 anos que não se lembre de ouvir (voluntária ou involuntariamente) boas horas de Destiny’s Child, Mariah Carey, Tim Maia, Ne-Yo, Michael Jackson, Sandra de Sá, Amy Winehouse, durante a juventude. Ao saltar voo pelo mundo afora, e assumir diversas formas e definições nos últimos anos, artistas de diferentes estilos, personalidades, identidades, sonoridades e escolhas estéticas se espelharam nessa referência musical para formular suas próprias musicas. O R&B desempenha um papel significativo, influenciando não apenas a música, mas também a moda, a dança e o estilo de vida. O gênero é uma forma de expressão para muitos artistas que encontraram no R&B uma maneira de compartilhar suas experiências e lutas.

E hoje é claro, alguns dos maiores artistas da indústria musical no mundo todo trabalham com o gênero: IZA, Beyonce, Liniker, H.E.R., Crush, Djavan, Mahalia, Criolo, Liniker, Yuju, Khalid, The Weeknd e por aí vai. Para vocês conhecerem um pouco mais do que é de fato o estilo R&B na história da música, e um pouco das suas variantes, selecionamos 10 músicas que nos deram a honra de ampliar nossa sonoridade musical para inspirar tantas criações e 10 músicas atuais que são tão ricas quanto.

(Vídeo: reprodução/Youtube)


Lendas

1. Tim Maia – Ela Partiu

2. Michael Jackson -You Rock My World

3. Lauryn Hill - Doo-Wop (That Thing)

4. Amy Winehouse - You Know I’m No Good

5. Destiny's Child - Independent Women, Pt. 1

6. Mariah Carey - Emotions

7. Whitney Houston - It’s Not Right, But It’s Okay

8. Jennifer Hudson - Spotlight

9. Stevie Wonder - Higher Ground

10. Alicia Keys - Fallin’


R&B sensacionais de hoje!

1. Gloria Grove - A tua voz

2. Jorja Smith - On My Mind (Preditah)

3. Budah - Medida Certa (Aka Rasta)

4. BTS - Life Goes On

5. Tadow - French Kiwi Juice

6. Lizzo - Special (feat. SZA)

7. Rael - Aurora Boreal

8. Jung Kook - My You

9. Bruno Mars - Leave the Door Open (Anderson .Paak, Silk Sonic)

10. The Wekend - Blinding Lights


Escrito por: Bella Licurci

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page