(Foto: reprodução/Television Academy)
Mais uma semana, mais uma premiação do universo televisivo! Na última segunda-feira (15) aconteceu o Emmy Awards de 2023 – originalmente marcada para setembro do ano passado, porém adiada devido a greve de diretores e atores que abalou Hollywood meses atrás. Agora oficialmente de volta aos trabalhos, a academia prestigiou os melhores programas/séries/artistas.
Considerado com o “Oscar da TV”, o primeiro Emmy ocorreu no ano de 1949. Atualmente, somos apresentados a três “variações” do Emmy. Para além da cerimônia de ontem, temos o Emmy Daytime, que homenageia especificamente a programação diurna americana e o International Emmy Awards, servido para prestigiar conteúdos da televisão transmitidos e oriundos de fora dos Estados Unidos.
Apresentado pelo ator Anthony Anderson, que protagonizou sketchs de comédia ao longo do evento, algumas até juntas de sua mãe, o Emmys deste ano também foi recheado de nostalgia e reencontros de atores que já trabalharam lado a lado por muitos anos. Foi o caso da reunião do elenco de Grey’s Anatomy e das atrizes e roteiristas (antes atuantes no programa Saturday Night Live) Tina Fey e Amy Poehler.
Além disso, o cantor Charlie Puth – junto com vocais de apoio – ficou responsável pelo momento In Memoriam, homenagem aos artistas que partiram no ano passado. Charlie cantou “See You Again”, canção que faz parte da trilha sonora de Velozes e Furiosos 7, além de uma versão serena de “I’ll be There For You” – música tema da sitcom Friends, que perdeu um de seus protagonistas, Matthew Perry, em outubro de 2023. Além de Perry, outros nomes como Angus Cloud, Leslie Jordan, Andre Braugher e outros foram lembrados.
Parte do tributo aos artistas que faleceram em 2023 (Vídeo: reprodução/Youtube)
Momentos de destaque
Como mencionado durante o Globo de Ouro e já reconhecido (e esperado) pelo público, as séries Succession, The Bear e Beef(Treta) fizeram a limpa nas categorias do Emmy, não só por conta de suas produções, mas também por seus atores excepcionais. Kieran Culklin, que interpreta o irmão mais novo da família Roy em Succession, levou a estatueta por Melhor Ator em Drama. A série levou prêmios como “Melhor Drama” e “Melhor Roteiro”. Já no assunto das minisséries, Beef (Treta) ganhou praticamente todas as categorias na qual concorria, entre elas: “Melhor Minissérie ou Antologia”, “Melhor Ator e Atriz em Minissérie (por Ali Wong e Steven Yeun), “Melhor Roteiro e Melhor Direção”.
The Bear, a série de chefs que vem ganhando o corações dos telespectadores, elevaram a popularidade de Jeremy Allen White e Ayo Edebiri, que ganharam durante a noite, respectivamente, como “Melhor Ator em Série de Comédia” e “Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia”. Além disso, todo o elenco presenciou uma cena para lá de surpresa ao subirem no palco para receberem o prêmio de “Melhor Série de Comédia”. Na ocasião, o ator Matty Matheson foi surpreendido por um beijo de Ebon Moss-Bachrach enquanto discursava. O momento rendeu reações engraçadas por parte do elenco e internautas.
(Foto: reprodução/internet)
Para além dos óbvios, a atriz Quinta Brunson ganhou em “Melhor Atriz em Série de Comédia” por seu trabalho em Abbott Elementary – da qual a mesma é criadora, roteirista e protagonista! A atriz fez um discurso emocionante e agradeceu a oportunidade de fazer aquilo que ama. Com esta vitória, Quinta se tornou a primeira mulher negra a vencer esta categoria do Emmy em 30 anos.
Quem também entregou muita emoção foi Niecy Nash-Betts, que venceu o prêmio por sua atuação em Dahmer: Um Canibal Americano. A atriz e comediante estava visivelmente em êxtase com a vitória e, além de agradecer seus colegas de elenco, reconheceu seu próprio esforço e declarou “eu quero agradecer a mim mesma. Por acreditar em mim e fazer o que me disseram que eu não podia fazer. E quero dizer em frente de todos vocês, pessoas lindas: 'Vai, garota! Você fez isso”.
Jennifer Coolidge arrancou risadas da plateia ao ganhar uma estatueta por sua performance em The White Lotus e agradecer “a todas as gays malvadas”. Isso porque, a frase é uma icônica referência dita por sua personagem durante a terceira temporada da série – “These gays, they are trying to murder me/ “Esses gays estão tentando me matar”.
O elenco de RuPauls Drag Race também marcou presença na premiação, especialmente pelo programa vencer, pela 5° vez, a categoria de Melhor Reality Show de Competição. Vale lembrar que RuPaul só perdeu o posto de Melhor Reality em 2022 para o programa da cantora Lizzo.
Por fim, Elton John fez história ao ser tornar em EGOT! (artista que possui todos os maiores prêmios das academias de artes/entretenimento norte-americana – Grammy, Emmy, Oscar e Tony). Nesta edição, Elton ganhou na categoria “Melhor Especial de Variedades Ao Vivo” por Elton John: Farewell from Dodger Stadium, transmitido pela plataforma do Disney +. Com isso, o Emmy foi resumido em uma noite de muitas lembranças, conquistas e celebração!
(Foto: reprodução/internet)
Escrito por: Letícia Guedes
Comentarios