top of page
Foto do escritorJulietta

Retrospectiva Lolla: saiba tudo o que aconteceu na edição deste ano

Para os amantes de música no Brasil, março marca uma data especial: a programação do Lollapalooza! O evento acontece anualmente em alguns países da América Latina e reúne artistas dos mais variados gêneros musicais. No Brasil, o festival acontece durante três dias seguidos no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A edição de 2024 foi repleta de surpresas, perrengues e é claro muita cantoria. No Ipop de hoje, separamos os acontecimentos mais marcantes.

(Foto: reprodução/Instagram/@lollapalooza)


Os cancelamentos pré-festival

Entra ano, sai ano, e os cancelamentos do Lolla continuam acontecendo com frequência. Para tristeza de muitos fãs, na edição deste ano, tivemos desistências de artistas como: Paramore, que seria headliner do festival no segundo dia, Dove Cameron, Rina Sawayama e Jaden Smith.

No caso da banda dona de hits como "Misery Bussiness" e "Still Into You" , Paramore, cancelou por motivos pessoas e rapidamente foi substituída pela banda Kigs Of Leon. Já no caso de Dove Cameron, a artista chegou a se pronunciar em suas redes alegando conflitos de agenda e gravações intensas de projetos musicais novos. No entanto, fãs não ficaram nada satisfeitos com a postura dos ídolos e criticaram bastante tais atitudes.


Muita música, mas também muita lama

Se uns cancelam sua participação no festival, outros marcam presença custe o que custar. Ocorrido sempre nos meses de março, período fortemente marcado por chuvas espalhadas pelo país, o Lollapalooza sempre tem a chuva como "atração" a parte. Para além dos memes e piadas criadas pelos internautas, a verdade é que a lama torna-se um fator bem perigoso para o público presente.

(Foto: reprodução/Fabio Tito/g1)

Pessoas chegaram a se machucar tentando andar pelo lamaçal. Ademais, as poças criadas também atrapalharam a experiência de assistir os shows devido aos buracos criados no chão, criando uma má distribuição do público. Em resposta ao veículo G1, a organização do evento alegou que foram feitas sim reformas no entorno do Autódromo de Interlagos e que as áreas que apresentavam dificuldade de circulação passavam por manutenção diariamente.


Atrações marcantes do festival

(Vídeo: reprodução/Youtube)

Na sexta-feira (22), o Lollapalooza foi marcado pelo nostálgico pop punk emo com a banda Blink-182 e Offspring. Mais especificamente falando do Blink, o público finalmente pode escutar as músicas que embalaram seus tempos de adolescência depois do cancelamento da banda na edição do ano passado. Com hit atrás de hit, muito talento e carisma, a banda foi considerada uma das melhores atrações da noite.

O pop também esteve presente no dia 22 com a apresentação da cantora gaúcha Luísa Sonza. Cantando sucessos do último disco "Escândalo Íntimo", Luísa levantou o público e entregou performance. Para além de sua presença no palco, a artista também chamou atenção após um momento seu com o apresentador da Multishow viralizar. Na ocasião, Luísa lembrou que o jornalista comentou sobre os "gritos" dela e de Demi Lovato durante uma apresentação no The Town, em 2023. A interação cômida e com uma pitada de "climão" foi motivo de muitos comentários nas rede.

Por fim, a cantora Fletcher também foi alvo de elogios por sua performance. Com músicas envolventes e carisma, a americana interagiu super com a plateia com perguntas inusitadas como convite para dar um selinho em fã e tudo! Além deles, sexta-feira também reuniu artistas como: Baiana System, Marcelo D2, The Offspring e Arcade Fire.

(Vídeo: reprodução/Youtube)

No sábado (23), o festival recebeu uma explosão de talentos nacionais. Manu Gavassi, dona de hits juvenis atemporais e uma marketeira de primeira, performou sucessos próprios e ainda cantou músicas de Rita Lee, sua grande ídola da música. Day Lins trouxe seu som alternativo e encantou os fãs com declarações fofas e carinho. Xamã mesclou ritmos como rap, trap e até prestou homenagem para a eterna rainha do sertanejo, Marília Mendonça, ao cantar "Leão".

No lado internacional, o cantor irlandês Hozier emocionou com suas letras melancólicas e profundas, além de fazer questão de descer para se conectar melhor com a plateia. E também quem interagiu bastante com os fãs foi a banda 30 Seconds to Mars. Com direito a participação do jogador de futebol Marcelo, Jared Leto chamou admiradores no palco para cantar a canção "Rescue Me" e foi motivo de bastante euforia.

Encerrando o segunda dia, tivemos Kings of Leons e Titãs. Primeiro, Kings of Leons trouxeram um show mais clamo e sereno, porém com de hits como "Use Somebody" e despertou a nostalgia desde sua última passagem no Brasil cinco anos atrás. Por outro lado, Titãs fecharam a noite com uma apresentação histórica, que contava com os integrantes de todas as formações a banda ao longo dos anos. Considerada como uma das maiores bandas de rock brasileiro, eles provaram (mais uma vez) seu grande legado na música.

(Vídeo: reprodução/Youtube)

O domingo do Lolla (24) foi dedicado ao gêneros alternativos e ao pop! Sza, uma das atrações mais aguardadas desta edição, ficou espantada com o público cantando absolutamente TODAS as suas canções. A artista trouxe alguns elementos visuais de sua última turnê que celebra o álbum "SOS" e ainda teve direito a uma regatinha do Brasil como homenagem — uma verdadeira popstar. Agora, uma figura que já se mostra bastante confortável com a plateia brasileira é o Sam Smith. Esta já é a segunda apresentação do cantor no Lolla e desta vez com mais hits, conceitos para entregar e, é claro, coreografia.

Em outros palcos, tivemos nomes como Omar Apollo e The Driver Era. Omar, que passeia de maneira leve e interessante pelos idiomas inglês e espanhol em seus trabalhos, entregou uma performance sensual e com vocais incríveis. Já os irmãos do Ross e Rocky Lynch, integrantes do The Driver Era, levaram os fãs à loucura com um show energizante (com certeza quem não os conhecia, saiu do show querendo dar play em suas músicas).

Fechando com chave de ouro, o palco principal recebeu Gilberto Gil — um dos maiores cantores de MPB do Brasil. O tropicalista reuniu grandes sucessos ao longo de sua carreira, fazendo uma multidão inteira esquecer da chuva (e de muita lama) e se jogar na cantoria. Vale ressaltar que a programação destes artistas nacionais em horários que originalmente seriam (ou são programados) para artistas internacionais só mostra a potência musical que o Brasil possui e a importância de seu reconhecimento.


Escrito por: Letícia Guedes


14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page