A época de 2010 pareceu ser uma boa época para adaptar séries literárias para a TV aos olhos dos produtores e roteiristas, o que não significa que eles acertaram. Percy Jackson, Os Instrumentos Mortais e Fallen, três tentativas que, segundo os fãs literários, deram totalmente errado.
Percy Jackson e os Olimpianos
Baseado na série de livros de Rick Riordan “Percy Jackson e os Olimpianos” e sob a direção de Chris Columbus (diretor dos três primeiros filmes de Harry Potter e de Esqueceram de mim 1 e 2), Percy Jackson: O Ladrão de Raios levou o mesmo nome do livro, apesar de suas inúmeras diferenças. A produção é de 2010 e traz Logan Lerman como Perseu “Percy” Jackson, Alexandra Daddario como Annabeth Chase e Brandon T. Jackson como Grover Underwood. Um dos primeiros pontos apontados pelos fãs da série literária é que a idade dos personagens, que deveria ser na faixa etária dos 12 anos, começaram o filme com 16. Além da descontentação com o cabelo e olhos de Annabeth, que difere no primeiro filme, alguns outros elementos que conduziam a estrutura da narrativa foram substituídos. Seja por conta do tempo de tela, cortes nas filmagens ou riscos e descuidos da produção, o filme chegou a ganhar sua sequência, tal como no livro Percy Jackson: O Mar de Monstros, de 2013. Com outra direção, agora sob os comandos de Thor Freudenthal (Um Hotel Bom para Cachorros, Diário de um Banana), houveram substituições de elencos, críticas positivas por efeitos especiais e ações e críticas negativas pelo roteiro. A sequência chegou a ser confirmada, mas nunca produzida.
Quando a Disney comprou os direitos da 21st Century Fox, em 2019, os direitos da franquia foram adquiridos. Vendo a insatisfação do público e a chance de alçar um grande sucesso, a plataforma Disney+ resolveu produzir uma série com a participação minuciosa do autor, Rick Riordan. Tendo dado seu aval e escolhendo os atores para interpretar os três personagens principais, a promessa da produtora e do autor é de uma readaptação bem mais fiel a obra original.
Ainda que a nova adaptação não esteja livre das críticas dos fãs, por conta da aparência dos atores, Rick Riordan já alegou que eles são perfeitos para seus respectivos papéis e a estreia que ocorreu em 20 de dezembro de 2023 obteve uma excelente recepção. Até agora, o que se pode esperar é algo digno da obra de arte literária que conhecemos e amamos.
(Foto: Reprodução/ Pinterest)
Os Instrumentos Mortais
A produção de 2013 traz Lily Collins (Simplesmente Acontece, Espelho, Espelho Meu) como a adolescente Clarissa “Clary” Fray, que descobre fazer parte de uma longa linhagem de Caçadores de Sombras depois de ver Jace (Jamie Campbell Bower) e seus amigos matarem uma pessoa na balada. A pessoa, que na verdade era um demônio disfarçado, é a prova de que Clary tem a Visão e não é uma humana comum.
Baseado no livro de mesmo nome, Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos chegou a ter uma continuação confirmada, mas acabou cancelada no final. Ao contrário de Percy Jackson, até hoje os fãs preferem o filme — infiel, mas com certa essência — do que a série, intitulada ShadowHunters: The Mortal Instruments ou apenas Shadowhunters, produzida em 2016. Estrelada por Katherine McNamara e Dominic Sherwood, respectivamente no papel de Clary e Jace, a série da Freeform tem uma pegada mais tecnológica que se encaixa com a sua época de produção, mas que, infelizmente, foge bastante da base original. Com muitas adaptações no roteiro, o que salva são as personagens que recebem desenvolvimento e as que não apareceram no filme. Ainda assim, os fãs da série literária escrita por Cassandra Clare preferem fingir que ela não existe — principalmente após o seu final
Se os outros livros do universo dos Caçadores de Sombras serão produzidos, não há sinal algum. Mas, caso aconteça, os fãs mantém sua esperança em produções melhores e que consigam suprir o trauma e danos causados pelas produções anteriores.
(Foto: Reprodução/ Pinterest)
Fallen
A série literária escrita por Lauren Kate foi adaptada para as telas do cinema em 2016. Estrelada por Addison Timlin e Jeremy Irvine como Lucinda “Lucy” Price e Daniel Grigori, duas almas apaixonadas que se reencontram de dezessete em dezessete anos, o filme apresenta os mesmos problemas das produções citadas anteriormente. Composta por uma péssima produção, desenvolvimento, atuações ruins e roteiro duvidoso, o que tinha tudo para se tornar um sucesso, fracassou. Repetindo o mesmo padrão, tendo suas continuações canceladas, Fallen apresenta uma certa “vergonha alheia” para os fãs.
Após alguns anos sem notícias, ao menos os fãs foram agraciados com a notícia de que a Globoplay estaria transformando a série literária em uma série televisiva. No entanto, novamente padrões de caracterização e fidelidade foram apontados na nova produção, que irá estrear em 2024. Com características de personagens trocadas, uma escola tecnóloga que foge do cenário gótico e pitoresco, alguns internautas começaram a apontar possíveis defeitos apenas com o trailer.
(Foto: Reprodução/ Pinterest)
Quanto ao futuro de Percy Jackson e os Olimpianos e Fallen, o que os fãs podem fazer é torcer para suas histórias ganharem vida com a máxima fidelidade possível. Já os fãs da Cassandra, está na hora de torcer por uma terceira chance ou para que adaptações futuras não sejam tão decepcionantes!
Escrito por: Ana Clara Reis
Comments