Temos certeza de que todo mundo algum dia já associou aquela hit que toca sem parar nas rádios ou streamings a um filme ou série de sucesso – é aquela famosa frase “eu conheço essa música de tal lugar”. Desta forma, o que seria de um filme sem uma boa trilha sonora por trás, não é mesmo?
Além de auxiliar a moldar a narrativa da história que está se contando, a música tem o poder de potencializar as emoções no espectador e criar memórias afetivas. No ipop.com de hoje, separamos alguns casos de canções que fizeram sucesso como trilha sonora do universo audiovisual.
Dance The Night – Barbie (2023)
Começando com o filme mais cor de rosa que já foi visto na história do cinema. Que Barbie foi um sucesso de bilheteria no ano passado todo mundo já sabe. Para isso, os produtores escolheram, com cuidado, músicas que fizessem todo sentido ao novo universo apresentado. A canção “Dance the Night”, interpretada pela cantora britânica Dua Lipa, (que também participa do filme como a Barbie Sereia) foi uma delas.
Na verdade, a canção de Dua foi produzida exclusivamente para o filme. A cantora trabalhou juntamente ao produtor Mark Ronson para a faixa, a pedido da diretora Greta Gerwig. Segundo ela, o longa teria um grande e divertido número de dança entre o elenco e a produção precisava de uma música que captasse a vibe “disco”. Dance The Night tornou-se uma cena emblemática dentro de Barbie e, para além das telonas, o hit invadiu as rádios e plataformas de streaming por várias semanas consecutivas.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
See you again – Velozes e Furiosos (2014)
“See you again” é fruto da parceria do rapper Wiz Khalifa com Charlie Puth. A faixa faz parte da trilha sonora de “Velozes e Furiosos 7” e é uma homenagem a Paul Walker. A música foi ouvida mais de 4 milhões de vezes no Spotify. Por sua vez, o clipe oficial já atingiu mais de 6 bilhões de visualizações no YouTube.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
Ghostbusters – Ghostbusters (1984)
Um hit clássico da época de Halloween (e já até mencionado na Julietta anteriormente), a canção Ghostbusters fez parte da trilha sonora do filme intitulado “Caça-Fantasmas” de 1984. Interpretado pelo cantor Ray Parker Jr, a música chegou a ser indicada ao Oscar, na categoria de melhor canção original. A letra também evidencia dois bordões marcantes presentes nos filmes: “Who you gonna call? Ghostbusters!/ “Quem você vai chamar? Os caça-fantasmas!” e “ I ain't 'fraid of no ghost(s)/ “Eu não tenho medo de fantasmas”.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
I will always love you – O guarda-costas (1992)
“I will always love you” foi escrita por Dolly Parton. Em 1992, a música foi regravada por Whitney Houston para o filme “ O guarda-costas”. A cantora também é a atriz principal do longa ao lado de Kevin Costner.
Com a versão de Whitney, a música se tornou um sucesso. Foi eleita a canção feminina mais sucedida da história, além de alcançar a posição 68 da lista da Billboard de “As melhores músicas de todos os tempos”. Quase 25 anos depois do lançamento, a canção ainda bate recordes. Até hoje, é a música derivada de trilha sonora que mais tempo ficou no pódio das mais tocadas dos EUA.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
A Thousand Miles – As Branquelas (2004)
Ao se tornar um grande clássico da sessão da tarde para nós brasileiros, As Branquelas configura-se como um longa recheado de músicas de sucesso. Uma delas em questão é A Thousand Miles, da cantora Vanessa Carlton. Em entrevistas para veículos da época, os irmãos Wayans (protagonistas do filme) alegaram que a trilha sonora foi escolhida porque soava como “a música mais branca de todos os tempos” – o que se encaixava perfeitamente com o enredo do longa.
Segundo os atores, “A Thousand Miles” já possuía uma certa popularidade, mas não era estourada. A música é usada durante uma cena de lip-sync do ator Terry Crews, que interpreta a letra de uma forma bem divertida e engraçada. Desta forma, não só a cena ficou famosa, como a música foi automaticamente atrelada ao sucesso. Hoje em dia, é quase impossível escutar essa canção e não imitar alguns dos trejeitos do Latrell.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
Beauty and the Beast – A Bela e a Fera (1991)
Uma das histórias mais clássicas da Disney, não poderia ficar de fora! “Beauty and the Beast” é a trilha sonora e música-tema da animação de 1991. O sucesso da primeira versão cantada por Celine Dion, alavancou a carreira da cantora na indústria musical. O dueto entre Celine e o cantor norte-americano Peabo Bryson ganhou um Globo de Ouro de “Melhor Canção Original”, um Oscar da mesma categoria e um Grammy de “Melhor Performance Pop de dupla/grupo”.
O sucesso de “Beauty and the Beast” não parou por aí, a faixa venceu o Grammy de “Melhor Canção Escrita para Mídia Visual”. Além de ser nomeada para “Gravação do Ano” e “Música do Ano”. No live action de 2017, protagonizado por Emma Watson, a trilha sonora foi, ainda, interpretada por John Legend e Ariana Grande.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
All Star – Shrek (2001)
Composta pela banda californiana Smash Mouth, “All Star” entrou para a trilha sonora do primeiro filme de Shrek – clássico longa da DreamWorks. No entanto, a proposta feita pela empresa não agradou os integrantes de primeira, uma vez que não queriam atrelar o nome/trabalho da banda a um público infanto-juvenil..
“A Dreamworks continuou ligando. Continuamos recusando. Eu disse [para Michael Austin, da DreamWorks]: ‘Preciso ver isso. Eu preciso ver esse filme’. Eles literalmente colocaram alguém em um avião e trouxeram até aqui para mostrar para nós. Assistimos e pensamos: ‘Uau, isso vai ser um sucesso. Este é um ótimo filme”. revelou um dos integrantes do Smash Mouth. Por fim, a canção conseguiu mudar não só a escala de fama da banda, como tornou-se um clássico entre os fãs do longa.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
Can you feel the love tonight – Rei Leão (1994)
“Can you feel the love tonight” de Rei Leão marca a cena do romance de Simba e Nala. A faixa tem composição de Elton John com letras de Tim Rice. O sucesso da música trouxe a 4° posição da Billboard Hot nos Estados Unidos. Além de ganhar os principais prêmios: Oscar, Grammy e Globo de Ouro.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
Time of my Life – Dirty Dancing (1987)
Com a presença de uma das cenas de dança mais lembradas da história do cinema, o longa Dirty Dancing apresenta o romance de Baby (Jennifer Grey) e Johnny (Patrick Swayze). A fim de tornar a cena de apresentação dos dois jovens ainda mais emblemática, a canção “Time of my Life”, interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes, foi escolhida.
Além de ficar na memória de todos os espectadores, “Time of my Life” agradou um vasto número de críticos da época, sendo vencedora de prêmios como: Oscar de Melhor Canção Original; Globo de Ouro de Melhor Canção Original e Grammy de Melhor Performance Pop de um Duo ou Grupo com Vocais.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
A Whole New World - Aladdin (1992)
Composta por Alan Menken e escrita por Tim Rice, “A Whole New World” é a música do filme “Aladdin”, de 1992. A faixa, na versão original, é cantada por Brad Kane e Lea Salonga e ganhou o Oscar de “Melhor Canção Original”. A música se tornou um clássico da Disney, ganhou um remake gravado por Zayn Malik com a participação da cantora Zhavia Ward para o live action do filme, lançado em 2019.
(Vídeo: reprodução/Youtube)
Escrito por: Letícia Guedes e Maria Eduarda Ribeiro
Comments